Encontre o que você procura

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Ultimo dia de Inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

Do JC Online

Estão sendo oferecidas mais de 47.913 vagas em 51 instituições públicas
Reprodução da internet
Esta quarta-feira (3) é o último dia de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Até às 18h desta terça (2), apenas 632 mil dos 2,5 milhões de pessoas que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tinham se candidatado, pelo Sisu, a uma das 47.913 vagas em 51 instituições de ensino superior. O sistema está liberado para inscrições das 5h às 22h59 (horário do Recife). A partir das 23h, o site será fechado para o processamentos dos aprovados.

O Ministério da Educação informou que, como o sistema está funcionando normalmente desde sábado, o prazo para inscrições não será prorrogado. Por isso, os estudantes não devem deixar a escolha do curso e instituição para a última hora. Como é o último dia, é provável que o número de acessos seja maior. Para se inscrever, basta acessar o site do Sisu e informar o número de inscrição e senha do Enem. Antes mesmo, de entrar na área do sistema restrita para o aluno, é possível conferir o nota de corte (nota mínima para a aprovação) do curso para qual o estudante pretende se candidatar na página inicial do Sisu. A busca é feita por curso, usando como filtros o estado, a instituição e o campus.

Você está com dificuldades para acessar o site do Sistema de Seleção Unificada? Comente no mural do JC Online.

SISU - O processo é divido em três etapas. A primeira termina nesta quarta (3). O estudante só poderá escolher um curso em uma instituição. Ao final da etapa, o sistema vai classificar os candidatos de acordo com as notas e com as vagas oferecidas em cada curso e instituição. Caso haja notas iguais para o mesmo curso, o primeiro critério de desempate será a nota da redação. Em seguida, serão observadasm as notas em cada uma das provas objetivas (linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias). Se persistir o empate, os dois candidatos terão vaga garantida. A antecipação da inscrição deixou de ser considerada, devido a dificuldades de acesso à banda larga.

Os alunos classificados terão até o dia 12 de fevereiro para realizarem as matrículas diretamente nas instituições.

Nas segunda e terceira etapas ficarão disponíveis apenas as vagas que não foram ocupadas na etapa anterior (confira calendário abaixo). O processo de escolha será o mesmo da primeira etapa.

Todos os estudantes que fizeram o Enem poderão concorrer a qualquer uma das vagas do Sisu. No entanto, no caso de serem aprovados tanto numa das instituições que integram o sistema quanto em uma outra instituição federal que não faz parte, eles só poderão efetivar a matrícula em uma das duas. Ou seja, a partir deste ano, não será possível matricular-se em duas instituições de ensino superior públicas.

Confira o calendário (no horário do Recife):

Primeira etapa
Inscrições: Até as 22h59 desta quarta (3)
Resultado: 5 de fevereiro
Matrículas nas universidades: de 8 a 12 de fevereiro

Segunda etapa
Inscrições: das 5h do dia 15 de fevereiro até as 22h59 do dia 20 de fevereiro
Resultado: 22 de fevereiro
Matrículas nas universidades: 23 a 26 de fevereiro

Terceira etapa
Inscrições: das 5h do dia 1° de março até as 22h59 do dia 3 de março
Resultado: 5 de março
Matrículas nas universidades: de 9 a 12 de março

Nenhum comentário:

Postar um comentário