Encontre o que você procura

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

BELO JARDIM DISCUTE RESULTADOS INICIAIS DO CENSO 2010




A Prefeitura Municipal de Belo Jardim soma esforços para ajudar o IBGE na reta final do Censo 2010. Nesta terça-feira (11), aconteceu uma reunião no gabinete para discutir o resultado divulgado, no último dia 04, sobre a população residente no município. Participaram do encontro, o Coordenador Operacional do Censo do Estado de Pernambuco, Otacílio Gonçalves, o Coordenador da Sub-Área de Belo Jardim, Otoniel Alcântara, Membros da Comissão Municipal para o Censo 2010, Secretários, Servidores, Representantes de Conselhos, do Legislativo e da Imprensa local.

De acordo com o Instituto, o Censo Demográfico, realizado entre 1º de agosto e 31 de outubro, recenseou 68.248 belojardinenses. Este número está bem abaixo das estimativas do próprio IBGE, divulgadas em 2007, que era de, aproximadamente, 74 mil habitantes para aquele ano.

Segundo Otacílio Gonçalves, todos os municípios que não atingiram as estimativas de população passam por uma revisão. Em Belo Jardim, técnicos do Recife já auxiliam os trabalhos dos recenseadores na cidade para identificar as possíveis causas desta diferença.

Para o Prefeito Marcos Coca Cola, o baixo percentual apresentado pelo IBGE deu “um grande susto” em todos os munícipes. Haja vista, a diferença “gritante” entre os números oficiais e os estimados. “Os prejuízos são enormes para Belo Jardim. Poderemos ter uma redução nos investimentos e nos repasses dos Governos Estadual e Federal”, afirmou o Chefe do Executivo, que frisou o crescimento pelo qual o município passou nos últimos anos e a relevância da mobilização popular nessa fase da pesquisa.

Ainda durante a reunião, foram levantadas as hipóteses do acentuado decréscimo da população. Otacílio considerou a ocorrência de “possíveis omissões de domicílios e de população não recenseada”. Entretanto, o Coordenador lembrou que esta realidade isolada não justificaria a totalidade da baixa.

Outro aspecto considerado no déficit da contagem da população belojardinense foi a transferência de alguns territórios, como os sítios Lagoa da Chave, Barra do Liberal e Capoeira de Dentro, para o município vizinho de Sanharó.

O prazo final para a revisão do Censo 2010 é até 20 de novembro. Até lá, os representantes de diversos segmentos, presentes na reunião desta terça-feira (09), comprometeram-se em apoiar a equipe do IBGE na localização de áreas urbanas e rurais ainda não recenseadas. Para isso, foram disponibilizadas motos, materiais de divulgação e agentes de saúde, que conhecem áreas de difícil acesso.

O Coordenador Operacional do Estado saiu satisfeito do encontro. “Percebemos muita boa vontade e transparência por parte do Prefeito. Vamos receber ajuda de locomoção e na propaganda. Trabalharemos intensamente para mostrar a verdadeira realidade deste município”, garantiu ele.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário