Encontre o que você procura

segunda-feira, 21 de junho de 2010

ENEM 2010 - Inscrições Abertas

Do Jornal do Commercio

Começam nesta segunda-feira (21) as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é usado como critério de seleção em todas as universidades públicas do Estado, com exceção da Universidade de Pernambuco (UPE). Este ano, as provas, que incluem 45 questões de múltipla escolha para cada área de conhecimento e uma redação, acontecem nos dias 6 e 7 de novembro. As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de julho, apenas através do site do Ministério da Educação (MEC), no endereço www.mec.gov.br, e custam R$ 35.

Assim como no ano passado, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) utilizam a nota do Enem como único critério para preencher as vagas. Para concorrer, é necessário ter se cadastrado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do MEC. A lista de alunos selecionados está disponível no site do ministério.

Já a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) manteve as provas como primeira fase do vestibular. A segunda será elaborada pela Comissão do Vestibular (Covest). A novidade é que a UFPE utilizará a nota da redação para compor a média final dos estudantes. No entanto, o peso de cada prova será definido apenas em julho. A expectativa é que seja contabilizada a nota real ao invés dos pesos usados no ano passado.

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e o Instituto Federal do Sertão Pernambucano também confirmaram que utilizarão a nota do Enem, porém, assim como a UFPE, ainda estão definindo os detalhes. As instituições divulgam em julho se adotam o Sisu ou utilizam o exame como 30% da média final do candidato, como foi feito no ano passado.

A UPE adiou novamente a adoção do Enem na seleção e estuda a possibilidade de fazer isso no próximo ano. Nas universidade privadas, o exame entra como critério de seleção para as bolsas do Prouni. Para o segundo semestre, o programa oferece 1.035 bolsas em 44 faculdades particulares.

Qualquer pessoa, independente da idade ou escolaridade, pode participar do Enem. Para isso, basta preencher a inscrição e pagar a taxa em qualquer agência bancária ou casa lotérica até o dia 9. Alunos que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas ficam isentos do pagamento. Qualquer outra pessoa que não tenha condições de pagar a taxa pode solicitar isenção por meio da declaração de carência, preenchida com a inscrição. Os presidiários interessados no exame vão fazer a prova após a seleção nacional, cujo processo será organizado pelos coordenadores de educação da unidade.

Para se inscrever, é necessário apresentar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Para emitir o documento, basta procurar uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF) ou do Banco do Brasil (BB), que informam o número em 24 horas após a solicitação, ou ainda uma unidade dos Correios. É preciso levar o RG ou a certidão de nascimento, título de eleitor (para os maiores de 18 anos) e documento de identificação do responsável (para os menores de 16 anos). A taxa custa R$ 5,50.

Nenhum comentário:

Postar um comentário