Encontre o que você procura

domingo, 6 de fevereiro de 2011

ESPECIAL ALCIDES - PARTE 6

Fonte JC Online

MEMORIAL



EM MEMÓRIA DO ALCIDES

Risadas, alegria, afeto, sorriso. Todos esses elementos vão ficar guardados na memória dos parentes, amigos e professores. Mas boa parte das peças que representam esses momentos estarão disponíveis para todos, no Memorial Alcides do Nascimento, na Biblioteca Central da Universidade Federal de Pernambuco.

O acervo é doação da mãe do estudante, Maria Luiza. São fotos, vídeos, medalhas, tudo que diz respeito a Alcides. As peças vão desde a infância, como uma imagem de Alcides com a irmã, Ana Paula; até as homenagens póstumas, como o diploma e medalha concedidos pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

A coordenadora do espaço, Adelaide Lima, explica que a ideia de criar o espaço surgiu na Pró-Reitoria de Extensão (Proext) da Universidade. Foi então que Maria Luiza teve o primeiro contato com Adelaide, que é também diretora da Biblioteca Central.

Desde então, Adelaide e Maria Luiza não se desgrudam mais. Foi nela que Maria Luiza confiou para guardar a memória de seu filho. Elas se vêem com freqüência, trocam confidências sobre a vida de Alcides. Adelaide retribui a atenção com um carinho inenarrável para homenagear aquele que, mesmo sem que ela houvesse imaginado, tem se tornado uma missão em sua vida.

No espaço, também vão ser exibidas reportagens e produções cinematográficas sobre o estudante. "É um material tão vasto que ainda nem conseguimos contabilizar", diz Adelaide. "Acho importante que o exemplo de Alcides permaneça para a sociedade", acrescenta.

Talvez ela não perceba, mas a verdade é que abraçou a causa de Alcides e Maria Luiza como poucas pessoas fizeram. Não se satisfaz com organização de acervo. Tenta colocar nos eixos também os sobressaltos de Maria Luiza nos instantes nos quais ela perde a alegria e a esperança.

A bibliotecária explica que o acervo vai ser aberto à população, independente de haver vínculo ou não com a UFPE. O espaço já está em obras, mas ainda não há data precisa quanto ao lançamento. Ainda esse ano, garante Adelaide. "O Memorial vai ficar pronto ainda na gestão de Amaro Lins", diz. O atual reitor fica no cargo até o fim de 2011.

O local também vai armazenar reportagens publicadas sobre Alcides, desde a sua aprovação no vestibular até as notícias publicadas após o falecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário