Encontre o que você procura

domingo, 8 de agosto de 2010

MPE – PROJETO MEU PRIMEIRO EMPREGO

Prezados, segue abaixo mais um projeto que irá beneficiar diretamente a juventude de nossa cidade.

Este projeto surgiu após várias conversas e diagnóstico, primeiro diagnósticou-se que na agência do trabalho do nosso município existe um grande banco de dados de jovens do primeiro emprego que não conseguem ingressar no mercado de trabalho, tendo como principal causa a falta de experiência. Identificou-se também que o empresários de Belo Jardim encontram dificuldades em selecionar pessoas com perfil para a função.

Este foi o contexto, segue abaixo o projeto na integra, que é uma realização da prefeitura Municipal através da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social em parceria com a Agência de Trabalho, CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Comissão de Emprego do Município.

O QUE É O MEU PRIMEIRO EMPREGO?

O MEU PRIMEIRO EMPREGO é um projeto que visa à inclusão de jovens (ainda estudantes ou que já concluíram o Ensino Médio, com idades entre 18 (dezoito) e 25 (vinte e cinco) anos no hodierno mercado de trabalho, disponibilizando aos mesmos, como não poderia ser diferente, a devida capacitação bem como um ótimo treinamento. Essa idéia é o resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Belo Jardim, por intermédio da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social com a Agência do Trabalho, além da Comissão de Emprego Municipal e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Município de Belo Jardim.

OBJETIVOS GERAIS:

O MEU PRIMEIRO EMPREGO tem como objetivo incluir o jovem no tortuoso e concorrido mercado de trabalho, “quebrando”, por assim dizer, a principal causa de desemprego acometida a esta faixa etária, qual seja: a inexperiência profissional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Pela sua característica de oportunizar o ingresso do jovem no cenário do trabalho e, por priorizar o atendimento aos jovens pertencentes à famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, o Programa possibilitará ao candidato:

 a geração de sua primeira renda;
 a efetiva vivência das relações que envolvem o mundo do trabalho;
 a imprescindível aquisição de novos conhecimentos, bem como o aprimoramento dos saberes trazidos consigo;
 a agregação de novos valores à sua formação pessoa e profissional;
 a criação de um senso de responsabilidade que atinge diretamente na repercussão familiar e social de seus atos;
 a diminuição de exposição aos riscos sociais e pessoais;
 enfim, uma boa formação profissional.

METODOLOGIA

200 (duzentos) jovens, com idades entre 18 (dezoito) e 25 (vinte e cinco) anos e com situação escolar específica (cursando ou concluinte do Ensino Médio) serão convidados a participar do projeto MEU PRIMEIRO EMPREGO;
Os jovens serão selecionados com base no banco de dados da Agência do Trabalho, filtrando as pessoas pela a faixa etária (18 a 25 anos) e situação escolar (cursando ou concluinte do ensino médio), priorizando a juventude que reside na periferia da cidade, todo o projeto se dará em três etapas.

ETAPA I

a) Após o convite, os jovens serão submetidos a uma seleção que será conduzida por uma profissional em psicólogia, disponibilizada pela a Prefeitura Municipal de Belo jardim, através da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social;

b) ao final do processo 25% (vinte e cinco) dos candidatos, o que corresponde a 50 (cinquenta) jovens serão selecionados para a próxima etapa. Com isso, inobstante apenas uma parte seja optada à segunda etapa, a priori 100% (cem por cento) dos participantes terão a oportunidade de aprender e vivenciar a experiência que é a primeira seleção, fato que frequentemente ocorre no mercado de trabalho.

ETAPA II

a) Após a seleção, os 50 (cinquenta) jovens serão capacitados e treinados por um profissional da área, outrossim disponibilizado pela a Prefeitura Municipal de Belo Jardim, através da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social, com vistas ao desenvolvimento de diversas competências para o comércio municipal.

Conteúdo da capacitação:
• Comunicação;
• Desenvolvimento do Trabalho em Equipe;
• Qualidade e Excelência no Atendimento ao Cliente;
• Postura Profissional.
Carga Horária Total: 20 horas

ETAPA III

a) Após a capacitação teórica, os alunos serão submetidos a um estágio não remunerado de 30 (trinta) dias em empresas associadas ao CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) para a prática dos aprendizados e a ótima oportunidade de adquirir a tão sonhada experiência profissional.

Avaliação do estágio: concluindo 01 (um) mês de estágio, o empregador elaborará um relatório contendo o desempenho do mais novo profissional, igualmente, o profissional elaborará um relatório registrando a experiência e os aprendizados adquiridos.

Obs.: Como estamos próximo do fim de ano, dependendo do desempenho dos profissionais durante o estágio, será possível que os mesmos sejam contratados temporariamente, tendo em vista a necessidade de mão de obra para o nosso comércio neste período.

BENEFICIOS

SOCIAL - Atendendo famílias em situação de vulnerabilidade social – priorizando a participação de jovens da periferia da cidade;

PROFISSIONAL- Oferecendo a oportunidade de vivência com profissionais, enfatizando o aprendizado e a formação do jovem, de forma a possibilitar a inicialização em uma carreira profissional;

CIDADANIA - Participando do Programa, os jovens adquirem mais responsabilidade em suas ações e segurança nas decisões tomadas no dia-a-dia;

HUMANO - Fortalecimento da auto-estima do jovem por estar envolvido em situações que exigem dele iniciativas e decisões.

AVALIAÇÃO DO PROJETO

Após a conclusão do projeto, será feito uma avaliação com as partes envolvidas de como foi o projeto, os ganhos e as oportunidades de melhoria, com o objetivo da garantia do sucesso do projeto e da sua manutenção, pois a tendência é que os próximos fiquem cada vez melhor.


Elaborado por Jair Fernando em ago/2010

Deixarei vocês informado do andamento do projeto e dos resultados do mesmo.

Agora pergunto a vocês: o que acharam da ideia e do projeto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário