Encontre o que você procura

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

INCLUSÃO SOCIAL EM BELO JARDIM

Prezados segue abaixo postagem da assessoria de imprensa de Belo Jardim.


CRAS PROMOVE INCLUSÃO
PARA DEFICIENTES VISUAIS







A Prefeitura de Belo Jardim, em parceria com a Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social e o CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) do Bairro da Cohab I, está abraçando um projeto de inclusão social para pessoas com deficiência visual.

Estão sendo oferecidas, de forma gratuita, aulas do Método Braile, como também de mobilidade para cegos, com o intuito de inserir essas pessoas que não enxergam no convívio da sociedade.


O ministrante é o professor Braz Benevides,Presidente da ADV (Associação de Pessoas com Deficiência), órgão “que tem a incumbência de ensinar o braile sem nenhum custo. Só é vir e assistir as aulas”, explica. Além da aula de Braile, o professor ainda é capacitado para dar aulas de informática, através de um programa de computador chamado DOSVOX, que através do uso de sinais sonoros, permite o acesso de deficientes visuais ao mundo da informática. O programa deve ser implantado em breve.


“Outra coisa muito interessante para as pessoas que não veem”, são as “aulas de mobilidade, para que o cego tenha a independência de andar para qualquer canto sem depender de um guia para se orientar”, adianta o Presidente da ADV.

O professor agradece a iniciativa da Secretária Joelma Gomes em oferecer o espaço. “Eu achei muito interessante, pois a parceria da Secretaria de Ação Social é muito valorosa (...). Eu fiquei muito satisfeito”, diz Braz.

As aulas acontecem na Sede do CRAS. Quem se interessar, pode procurar o Centro e cada aluno, não importa a idade, será atendido individualmente.

José Eduardo da Silva Morais, 21 anos, que ficou cego aos 11 anos de idade por várias doenças adquiridas no olho, é o primeiro aluno a ser atendido e já faz planos para o futuro. “Com o apoio que eu estou tendo (...) vou continuar e ano que vem vou me matricular numa escola e começar a estudar”.

A nova Coordenadora do CRAS na Cohab I, Aldenice Lima Alves, adianta a satisfação em contribuir com a melhoria da qualidade de vida de pessoas com necessidades especiais. “É enriquecedor essa ideia de inclusão social (...) e como o interesse foi de voluntariado, a gente abraçou essa ideia para jovens, adultos, quem se interessar”.


A ADV funciona também nos municípios de São Bento do Una e Sanharó. Ao todo, 25 pessoas são ajudadas pela instituição, que conta com dois profissionais que a coordenam, o professor Braz Benevides, Presidente e o vice-presidente, professor José Aparecido, ambos deficientes visuais.

O CRAS da Cohab I fica localizado na Avenida Cinquentenário, s/n, próximo ao Unidade de Saúde da Família. O atendimento acontece das 08h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário