Encontre o que você procura

domingo, 12 de setembro de 2010

REPERCUSSÃO DA MORTE DE PROFESSOR ULISSES NA IMPRENSA PERNAMBUCANA

Morre aos 96 anos de idade o maestro e ex-vice-prefeito de Belo Jardim Ulisses Lima

1) Morreu hoje (domingo) de manhã no Hospital Boa Viagem, no Recife, o maestro e ex-vice-prefeito de Belo Jardim, Ulisses de Souza Lima.


2) Ele Tinha 96 anos de idade e completaria 97 no dia 22 de novembro próximo. Estava internado há duas semanas no Recife e a “causa mortis”, segundo sua filha, Conceição, foi falência múltipla de órgãos.

3) O corpo será velado a partir desta tarde na Câmara Municipal de Belo Jardim e o sepultamento está marcado para às 10 horas da manhã, desta segunda-feira, no cemitério da cidade.

4) ''Mestre Ulisses'', como era conhecido nos meios musicais de Pernambuco, ou simplesmente “Professor Ulisses”, como era conhecido em Belo Jardim, era o mais velho maestro de Banda em atividade aqui no Estado e talvez no Brasil.

5) Ele dirigiu durante mais de 60 anos a Sociedade de Cultura Musical de Belo Jardim, tendo passado pelas suas mãos nessas seis décadas de atividade centenas de músicos que hoje estão espalhados por todo o Brasil, muitos deles tocando em bandas das Forças Armadas.

6) O mestre nasceu em São João do Cariri no dia 22 de novembro de 1913. Aos seis anos de idade mudou-se com a família para Brejo da Madre de Deus, onde começou a aprender música.

7) Em 1935, já regente de banda, transferiu-se para São José do Egito para reger a Banda de Música Santa Cecília, a convite do seu então presidente Cícero David.

8) Em São José do Egito fez sua primeira composição e em 1938 casou-se com Maria José Leite (hoje com 95 anos). Foi nesta cidade que nasceu seu filho mais velho, Uilson (com ''U''), hoje regendo a Banda de Belo Jardim em substituição ao pai.

9) De São José do Egito se transferiu para Sertânia para reger a Banda 6 de Junho da qual fizeram parte, entre outros, o maestro Francisco Dias de Araújo, o ''Francisquinho'', fundador da Orquestra Marajoara e pai do engenheiro e ex-presidente da Chesf Mozart de Siqueira Campos Araújo.

10) Em 1942 recebeu convite para reger a Sociedade de Cultura Musical de Belo Jardim que tenha como um de seus diretores João Bezerra Filho, pai do atual deputado federal José Mendonça (DEM).

11) Em 1963 resolveu entrar na vida pública. Filiou-se ao PSP (Partido Social Progressista) e em 1964 foi candidato a vice-prefeito com apoio do então chefe político do município Arnaldo Barbosa Maciel (ex-deputado federal pelo PMDB) .

12) Nessa época, era possível votar no candidato a prefeito de uma chapa e no vice de outra. Resultado: foram eleitos Júlio Alves (prefeito) e Ulisses Lima (vice). O vice de Júlio Alves, que perdeu a eleição, era Júlio Aniceto.

13) Em 1970 a convite do então candidato a deputado federal, Marcos Frere, fundou o MDB de Belo Jardim do qual foi o primeiro presidente.

14) Uma de suas últimas composições (entre dobrados, marchas, valsas, frevos, cirandas, maracatus, etc. fez mais de 300) foi o dobrado a que deu o nome de ''Governador Eduardo Campos''.

Fonte: http://www.inaldosampaio.com.br/

Prefeito de Belo Jardim decreta luto oficial pela morte do maestro Ulisses Lima
Escrito por Inaldo Sampaio

O prefeito de Belo Jardim, Marcos Coca Coca (DEM), decretou na manhã deste domingo luto oficial por três dias em razão do falecimento do maestro e ex-vice-prefeito da cidade Ulisses Lima.

A morte do maestro já vinha sendo esperada pelos belo-jardinenses há algum tempo, pois ele vinha doente há cerca de dois anos. A cidade completou ontem (sábado) 82 anos de emancipação política.

Houve desfile pelas ruas, prestigiado pelo deputado federal e principal líder político do município, José Mendonça (DEM), cujo nome já está nas ruas como candidato a prefeito daqui a dois anos.

Fonte: http://www.inaldosampaio.com.br/

2 comentários:

  1. Ulisses Lima, grande Mestre da Musica e da Sabedoria, grande homem, professor e amigo de seus alunos, músicos e ex-músicos. Professor Ulisses Lima, deixou de reger Bandas de musicas da terra, para reger o coral dos anjos no céu. Saudades Eternas. De sua ex-musicista, Giuliana Valeria, São Jose do Egito-PE.

    ResponderExcluir
  2. O Professor Ulisses Lima foi meu grande ídolo musical..
    Regeu a sociedade Musical mSanta Cecília, de Sanharó,e fez daquela banda uma das maiores do estado no período 1954/1962.
    Forjou Grandes músicos em Sanharó, hoje nacionalmente conhecidos.
    Um grande abraço de condolência à sua família.
    Antonio Aécio Cordeiro.

    ResponderExcluir